terça-feira, 2 de setembro de 2008


GUSTAV
PERDE FORÇA


A chegada do furacão Gustav na tarde dessa segunda-feira (2) a New Orleans, no Estado da Louisiana, não provocou os danos previstos pelos especialistas, que basearam suas análises no exemplo do Katrina, que destruiu a cidade em 2005.

Depois de provocar estragos na região do Caribe, onde matou mais de 90 pessoas, o furacão foi perdendo força e já chegou à costa norte-americana rebaixado à categoria de tempestade tropical. Mesmo debilitado conseguiu deixar mais de 800 mil pessoas sem energia elétrica em todo o estado e causar pelo menos 7 mortes em New Orleans, além de derrubar casas, árvores e provocar grandes inundações.

Grande parte da população, cerca de 2 milhões de pessoas, foi obrigada a abandonar suas casas e orientada a retornar somente quando receber o alerta verde por parte das autoridades locais que desconfiam que o Gustav possa encontrar forças para destruir casas e inundar ruas.


Depois de New Orleans o furacão segue agora para o Texas. Mas, de acordo com as previsões dos especialistas, a tendência é que ao longo desse novo trajeto o Gustav perca cada vez mais força.



UE PRETENDE RESOLVER O PROBLEMA DA REGIÃO CAUCASIANA SEM FERIR A RÚSSIA


A União Europeia (UE) pretende resolver o impasse com a Rússia, provocado com a decisão do Kremlin em anunciar o reconhecimento da independência da Ossétia do Sul e da Abkássia e de continuar com forças militares estacionadas na Geórgia, de forma diplomática e sem causar grandes constrangimentos às autoridades do país.

Na próxima segunda-feira o presidente francês, Nicolas Sarkosy, na qualidade de presidente da UE, vai a Moscou para mediar uma rodada de negociações com o seu homólogo russo, Dmitri Medvedev. Juntamente com Sarkosy seguirá o chefe da diplomacia europeia, Javier Solano e o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso.

O trio pretende convencer o líder russo a cumprir o plano de paz com a Geórgia assinado recentemente entre ambas as partes.

De acordo com a edição de hoje do Euronews, Nicolas Sarkosy declarou que a Europa pretende ajudar na reconstrução da Geórgia e alargar as doações humanitários ao país.

Informações divulgadas em vários diários da Europa dão conta que os 27 Estados-membros do bloco europeu decidiram congelar as negociações de parcerias estratégicas com a Rússia e só pretendem retomar o processo depois que for solucionado o problema na região do Cáucaso.


ANGELINA JOLIE ESGOTADA

De acordo com informações publicadas em alguns portais da Internet essa terça-feira, a famosa atriz Angelina Jolie, que recentemente deu à luz um casal de gêmeos, está à beira de um esgotamento físico.

O marido da atriz, Brad Bitt, nos últimos dias já encontrou a companheira desmaiada duas vezes, segundo avançam as fontes.

A atriz foi aconselhada pelos médicos a seguir uma dieta com mais calorias e a ter mais repouso.

Angelina Jolie, além dos gêmeos, tem mais quatro filhos e uma agenda lotada com compromissos de trabalho.





EFEMÉRIDE


2,Setembro,1945 - O Japão rende-se formalmente aos Aliados, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. As forças naval e aérea japonesas foram destruídas. A declaração de Potsdam acordada pelos Aliados exigia a capitulação incondicional de todas as forças armadas japonesas; caso o Japão não aceitasse os termos, isso implicaria a destruição das forças armadas e do território japonês. O premiê nipônico Kantaro Suzuki respondeu que o seu governo não tencionava obedecer ao ultimato. Foram então lançadas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaqui, matando milhares de pessoas e devastando a terra, após o que Suzuki aceitou a declaração.





"O adiamento é o assassino natural da oportunidade."
Victor Kiam

Nenhum comentário: